sábado, 26 de março de 2011

Artesanato de Congonhas MG

Quem visita Congonhas pela primeira vez, se encanta com a riqueza do período barroco e do estilo rococó deixado por diversos artistas como Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como mestre Aleijadinho e de pintores como Manuel Athaíde.
Subindo as ladeiras para chegar no alto da Praça da Basílica é possível encontrar o Santuario bom Jesus do Matozinhos, uma obra inspirada em dois santuários portugueses. Mas a versão brasileira conta com uma das obras maestras de Aleijadinho, os doze profetas esculpidos em pedra sabão e as seis capelas com os passos da paixão, o que torna a cidade um dos principais pólos turísticos do Estado.



Em Congonhas se produz artesanato para todos os gostos. Alguns dos destaques são: relógios, jarros, castiçais, compoteiras, cinzeiros e outras peças em pedra-sabão, pedras semi-preciosas, colchas, bordados, objetos em madeira, pratos em porcelana com pinturas específicas do município, caixinhas e embalagens para presentes, vidros pintados, velas decorativas, arranjos secos, cestos de jornal, tricô, crochê, toalhas em macramê, trabalhos em contas de lágrimas, tapetes arraiolo e de retalho, paninhos de bandeja, caminhos de mesa, almofadas, colchas, bijuterias...

Nas lojinhas agente se perde em meio a tantas coisas lindas !!!




 

  
Alem do rico artesanato tambem se come muito bem,olha so a receitinha mineira ai genteee !!


Tutu a mineiraReceita de Tutu a  mineira

400 gr. de feijão preto;
½ kg de lingüiça de porco, frita;
03 dentes de alho amassados;
03 cebolas picadinhas, fritas;
03 cebolas em rodelas;
03 tomates sem peles e sementes;
02 colheres (sopa) de massa de tomate; 
5 colheres (sopa) de farinha de mandioca;
05 ovos cozidos; sal a gosto;
cheiro-verde picadinho.
Modo de preparo: Cozinhe o feijão e tempere-o com os ingredientes, misture pedaços de lingüiça e bata no liqüidificador. Volte a mistura à panela, adicione a farinha de mandioca, mexendo sempre, para não empolar. Passe para uma travessa e coloque os ovos cozidos picados e o cheiro-verde.
Por hoje e so ate a proxima !!!


2 comentários:

  1. Moro em congonhas é adoro tudo aqui , adorei seu cantinho

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu blog e ele me ajudou em um trabalho de história que estou fazendo! =D

    ResponderExcluir